Thumb indio

Festival Yawanawá acontece de 25 a 30 de outubro

Evento é marcado por brincadeiras, danças e rituais

O povo Yawanawá está nos últimos preparativos para um dos maiores eventos indígenas do Brasil, o Festival Yawanawá, que acontece de 25 a 30 de outubro no Acre. Em uma das aldeias mais afastadas, os cinco dias de festival é marcado por brincadeiras, danças, cantos e rituais.

Situado no alto rio Gregório, na Aldeia Nova Esperança, o local é primeira terra indígena demarcada no Acre. A aldeia fica na cidade de Tarauacá. Os Yawanawás são originários de tronco linguístico Pano e se dividem em 8 aldeias. Aproximadamente 1 mil habitantes vivem na região

A festa é um momento para que o povo Yawanawá celebre, resgate e reviva sua cultura, suas tradições e costumes. Durante o festival as atividades na aldeia são suspensas e todos investem suas energias apenas nos festejos. Pessoas de todo o lugar do mundo participam da festividade nesta edição, 22 países já confirmaram presença.

Neste ano, o festival comemora o centenário do pajé Yawá e propaga o encontro das primeiras lideranças a discutir as políticas indígenas do Brasil.

A estimativa é de que 800 pessoas, entre índios e convidados, participem do evento. Para participar, basta pagar o valor da inscrição e preencher uma ficha disponível no blog: www.xiifestivalyawa.blogspot.com.br.

Deixe uma resposta