thumb Bergman

Filmes de Ingmar Berman são tema de mostra da filmoteca

A mostra acompanha as principais obras do cineasta

A filmoteca acriana realiza esta semana uma mostra de filmes do cineasta sueco Ingmar Bergmam. A mostra acompanha as principais obras do cineasta. As sessões acontecem de segunda à sexta-feira, às 19horas .

A programação infantil acontece de segunda a sábado, no horário das 10h e 15h e nos sábados às 16h. Todas as sessões têm entrada gratuita.

Biografia de Ingmar Bergmam

Bergmam foi dramaturgo e cineasta sueco, nasceu dia 14 de Julho de 1918. Iniciou sua carreira em 1941 escrevendo peças para o teatro e em 1945 realizou seu primeiro filme “Kris”.

A obra de Bergmam compõe um dos mais ricos e essenciais capítulos da história do cinema, Abordando temas intrínsecos à existência humana  – como desejo, morte e religiosidade –, o cineasta rompeu as fronteiras do cinema sueco e atingiu a universalidade.  

Segunda-Feira (06/01)

Crise-1946

O filme conta a história de Nelly, uma jovem de 18 anos, vive com a mãe adotiva numa cidade do interior da Suécia. Tudo muda quando sua verdadeira mãe, proprietária de um salão de beleza em Estocolmo, aparece decidida a levá-la para a cidade grande. Encantada com as posses da mãe, Nelly decide acompanhá-la a Estocolmo, onde conhecerá o lado sombrio da natureza humana. Baseando-se na peça teatral dinamarquesa Coração de Mãe.

Terça-feira (07/01)

Uma lição de amor-1954

A versão restaurada de Uma Lição de Amor (1954), uma sofisticada comédia romântica do mestre Ingmar Bergman, no mesmo estilo do posterior Sorrisos de uma Noite de Amor. David Erneman e sua esposa Marianne estão casados há 15 anos, mas ambos estão infelizes. David está tendo um caso e Marianne viaja de trem para reencontrar um antigo amor. Porém, David se cansa da amante e decide se reaproximar da esposa, embarcando no mesmo trem. Durante a viagem, eles relembram diversos momentos da relação. Com leveza, inteligência e um frescor que remetem às comédias de Ernst Lubitsch (Ninotchka), Uma Lição de Amor é uma obra de Bergman que só melhora com o tempo.

Quarta-feira (08/01)

O sétimo selo-1956

Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Quinta-feira (09/01)

A fonte da donzela-1959

Herr Töre (Max von Sydow) e Märeta Töre (Birgitta Valberg) formam um casal que possuem uma propriedade rural. Eles são cristãos fervorosos e incumbiram Karin Töre (Birgitta Pettersson), sua filha, uma adolescente de quinze anos, de levar velas para a igreja da região e acendê-las para a Virgem Maria. No caminho da igreja Karin é estuprada e assassinada por dois pastores de cabras. Quando a noite chega ironicamente os criminosos vão pedir comida e abrigo para os pais de Karin. São recebidos cordialmente e Herr Töre lhes promete trabalho. Märeta fica muito nervosa quando um dos pastores tenta vender uma das peças de roupas de Karin . Ela reconhece a roupa da filha, mas diz que vai pensar e logo que pode tranca a porta e fala ao marido. Eles já têm certeza do triste destino da filha, pois a peça está suja de sangue. O casal agora só pensa em se vingar.

Sexta-feira (10/01)

O Rito-1969

O Rito, um dos filmes mais impressionantes da fase mais radical do mestre Ingmar Bergman, que inclui as obras-primas Persona e a Trilogia do Silêncio. Acusados de encenar uma peça obscena, três atores são interrogados por um juiz. Durante e entre os interrogatórios, os segredos mais íntimos de todos são revelados. Neste filme sombrio, visceral e claustrofóbico, Bergman reflete sobre o papel do artista na sociedade. No elenco, grandes atuações de Ingrid Thulin (O Silêncio) e Gunnar Björnstrand (Luz de Inverno), além de uma participação especial de Bergman.

Programação infantil

Segunda-feira

Filme: Em Busca do vale encantado a pedra do fogo gelado

Terça-feira

Filme: Asterix conquista a América

Quarta-feira

Filme: Deu a louca na branca de neve

Quinta-feira

Filme: Skate Board Kid 2

Sexta-feira

Filme: Zé colmeia

Sábado

Filme: Rio

Deixe uma resposta