210319-formação

Educação da Relações Étnico-Raciais: curso acontece na Ufac

Aula aos sábados e aberta a comunidade

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (Ufac) por meio do Observatório de Discriminação Racial (ODR) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) oferecem o curso de capacitação “Educação das Relações Étnico-Raciais: a história da população negra no Brasil e os desafios da Lei 10.639/2003”.

A formação é aberta para alunos, professores, comunidade, militantes e entusiastas do tema, como afirma a professora Flávia Rocha, coordenadora do curso de História, ODR e Neabi. “O recorte étnico-racial é interdisciplinar e de grande importância para todos nós. Consideramos que quanto mais profissionais compreenderem o histórico da escravização e de estruturação do racimo no Brasil, mais pessoas teremos que promoverão ações de enfrentamento a essa situação”.

As aulas ocorrerão todos os sábados, a partir do dia 23 de março, até dia 01 de junho, das 8h as 12h. As inscrições serão realizadas no local do curso, e haverá entrega de certificado de 40 horas, mas para receber certificação é necessário 75% de presença durante o curso.

Segundo a professora, o objetivo do curso é falar sobre a história da população negra brasileira desde as diásporas em África, abordando o racismo científico, a escravização dessa população, a luta pela libertação, e, posterior à abolição, sua luta por cidadania e por políticas públicas de combate ao racismo e de promoção de igualdade racial sendo a Lei n° 10.639/2003 uma das conquistas dessas lutas.

“Estamos passando por um período de grandes adversidades, inclusive em nossas universidades públicas, como cortes de verbas destinados a pesquisas e com grandes oposições aos direitos humanos, assim entendemos este curso como uma ação afirmativa da Universidade Federal do Acre, em defesa desses valores e de uma universidade para todos”, conclui Rocha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*