260219-fumace-dengue

“Fumacê” é realizado na capital no combate à dengue

Ação é promovida devido a epidemia de dengue na capital

Em situação de emergência por conta de uma epidemia de dengue na capital, agora a Prefeitura, a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, iniciaram a aplicação de pulverização espacial nos bairros mais críticos.

Conhecido popularmente como “Fumacê”, o inseticida é capaz de matar o mosquito na fase adulta, mas não consegue eliminar as larvas. Por isso é preciso um esforço em conjunto para diminuir os números de pacientes com a doença.

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, diz que a população pode evitar que o mosquito venha a se desenvolver. “Tirando todos esses utensílios que possam acumular água, fechando bem a sua caixa de água, não deixando exposto qualquer material. Uma garrafa ou até mesmo uma tampinha de garrafa pode ajudar no desenvolvimento do mosquito”, explica a diretora.

Além dos agentes de saúde e endemias, o Exército Brasileiro também ajuda nesse combate desde o início de fevereiro. Apesar dos casos confirmados da doença terem diminuído, é necessário manter os cuidados.

“Nós tivemos uma quantidade muito grande de casos, pessoas doentes, as upas com pessoas com suspeitas de dengue, mas agora nessa última semana nós já tivemos um decréscimo, pequeno, mas tivemos. Nós ainda não estamos satisfeitos, nós queremos sair desse momento de epidemia”, conclui Socorro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*