thumb cecom

Funcionárias dos Correios recebem palestra sobre câncer

Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira

Colaboradoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos receberam, na tarde de ontem, 1º, uma palestra ministrada pela gerente-geral do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), Zélia Assis, sobre o câncer de colo de útero e de mama. O órgão federal participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que visa promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.

“Entre as ações que nós estamos trabalhando, dentro do programa, o Outubro Rosa está incluído. Nosso objetivo é conscientizar as funcionárias, colaboradoras e estagiárias sobre essas doenças, para que se cuidem mais e busquem fazer os exames periódicos, e para que elas possam também repassar as informações”, explica a administradora dos Correios, Márcia Moraes de Melo.

Na ocasião, as mulheres presentes puderam aprender um pouco mais sobre o próprio corpo e sobre as doenças, que são as maiores causadoras de óbitos entre a população feminina. Segundo Zélia Assis, que é ginecologista, a palestra é uma oportunidade de informar às mulheres sobre a importância de buscarem periodicamente as unidades de saúde para realizar os exames de PCCU (preventivo do câncer do colo do útero) e a mamografia, que detecta alterações nas mamas.

“O ideal é que o PCCU seja realizado anualmente a partir dos 25 anos, ou de preferência assim que iniciar sua vida sexual. Já a mamografia também deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama podem começar mais cedo, a partir dos 30 anos”, adverte.

Para a estagiária Vanessa Mendes, é muito importante receber essas informações. “Na maioria das vezes, nós somos informadas apenas de que precisamos fazer os exames, mas não o porquê”, diz.

Deixe uma resposta