191218-cotidiano-taxas-detran

Governo divulga calendário de pagamento de taxas de veículos

IPVA pode ser pago em até 3 parcelas

O governo do Acre divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 17, o calendário anual de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2019.

O calendário também inclui as datas para a quitação do Licenciamento Anual e Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT), que a partir de 2019 vence junto com a primeira cota do IPVA.

O valor do IPVA é baseado de acordo com o tipo marca e modelo do veículo. O pagamento poderá ser efetuado em cota única ou em três parcelas, de acordo com o algarismo final da placa.

Para o pagamento do imposto, o proprietário poderá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site www.detran.ac.gov.br ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) ou nas agências da Secretaria da Fazendo (Sefaz) de seu município.

“Após o pagamento das taxas, o novo documento do veículo deve chegar ao endereço do proprietário no prazo de 20 dias, por isso é importante que o endereço esteja atualizado no sistema do Detran”, explica a diretora- geral do departamento, Shirley Torres.

O IPVA é um tributo de arrecadação, supervisão e fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). De todo o montante arrecadado, metade é repassada ao Estado e a outra parte ao município no qual o veículo estiver licenciado. Já o licenciamento do veículo subsidia o Detran para investir em engenharia, educação e fiscalização.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*