100519-cotidiano-açãolupus

Governo realiza ação para conscientização do Lúpus

Pacientes podem levar vida normal se fizerem tratamento

A Associação dos Portadores de Lúpus do Acre em parceria com o Governo do Estado realizaram nesta sexta-feira, na recepção da Fundação Hospitalar, um dia de atendimento e atividades para tratar sobre o Lúpus.

“Muitas pessoas quem têm Lúpus ficam desanimadas, com depressão e hoje estamos nos reunindo, aproveitamos para conversar, debater, desabafar uma com a outra sobre o que está sentindo. Com essa ação a gente faz uma maquiagem para levantar a autoestima das meninas, tem sorteio de depilação, sobrancelha, para dar uma animada no grupo”, disse a presidente da associação, Kely Castro.

O lúpus é uma doença que causa inflamação dos tecidos e pode afetar os principais órgãos, apesar de não ter cura, o tratamento pode proporcionar uma vida normal ao paciente.

“O lúpus é uma doença inflamatória que acontece mais em mulheres, jovens, acontece em homens também, mas é bem raro, é tanto que quando nos reunimos vemos mais mulheres. É uma doença crônica que tem tratamento, a pessoa pode levar uma vida normal quando não acomete órgãos graves. Nós estamos realizando essa ação em comemoração há esse dia mundial para conscientizar as pessoas e levar mais informação sobre a existência da associação”, explicou a médica reumatologista, Adriana Marinho.

Embora recebam o tratamento, os pacientes enfrentam problemas para conseguir remédios, um deles custa um alto valor e não é disponibilizado pelo sistema único de saúde.

O deputado federal, Alan Rick, já solicitou uma audiência pública com o Ministério da Saúde para tratar do assunto.

“Eu entrei com requerimento de formação no Ministério da Saúde justamente para que o ministério se pronuncie a respeito do nosso pedido de que o SUS absorva esse medicamento e absorva o tratamento da pessoa com lúpus”, concluiu o deputado, Alan Rick.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*