310118-cotidiano-igreja-xapuri

Grupo se mobiliza para reconstruir Paróquia S. Sebastião

“Filhos e Amigos de Xapuri” já conta com 120 parceiros

Construída em meio a Revolução Acriana, a Paroquia de São Sebastião carrega consigo a história do povo Xapuriense.

Apesar do valor do histórico dos seus 111 anos, o prédio tem passado por sérios problemas desde a ultima enchente registrada em 2015. “Antigamente era uma construção em madeira, uma igreja pequena, com a chegada dos seringalistas na cidade, e pessoas que vinham de outros estados, eles começaram a investir na igreja. Na ultima alagação, de 2015, a água chegou na igreja e entrou mais de um metro no salão, isso deteriorou muito a parte física e começou a causar problemas,” contou Ioná Cosson da comissão executiva do grupo Filhos e Amigos de Xapuri.

Pensando em manter o patrimônio religioso e histórico o conselho da Paroquia decidiu reunir um grupo de pessoas para angariar recursos para reconstrução da igreja. Atualmente cerca de 120 pessoas fazem parte do grupo, “eles sozinhos lá não teriam pernas para fazer tudo sozinhos, nos pediram ajuda e encabeçamos essa campanha, criamos o grupo no face e no whats, onde entraram pessoas que são filhos de Xapuri mas que moram em outros estados, como Pará, Rio de Janeiro, São Paulo,” disse Ioná.

A primeira etapa já foi concluída, o grupo conseguiu fazer a troca de toda a instalação elétrica da igreja e a prefeitura do município ajudou com a construção dos banheiros. “Agora vem a segunda etapa, porque agora vem a pintura por conta da infiltração da alagação, nós precisamos trocar os vitrais. Essa é a nossa batalha.”

Para quem quiser participar do grupo e ajudar pode manter contato pelo face “Filhos e Amigos de Xapuri” ou pelo whatsapp 9 9985-4180.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*