Banner TCUacre

Há três anos, obra do prédio do TCU está abandonada

Construção começou em janeiro de 2011

Uma obra orçada em mais de R$ 2 milhões está abandona em uma das áreas mais valorizadas de Rio Branco. O mais torpe nessa construção é que o responsável por ela é justamente o órgão que fiscaliza a aplicação dos recursos federais: o Tribunal de Contas da União.

A obra do prédio onde já deveria estar funcionando o TCU no Acre fica ao lado de outros prédios como da Ordem dos Advogado do Brasil, Justiça Eleitoral, Policia Federal e o Ministério Público Federal.

A construção começou em 20 de janeiro de 2011 e tinha como prazo de execução oito meses. No entanto, já são três anos e meio e apenas parte da obra foi concluída. O órgão da União que fiscaliza os recursos federais dá um exemplo negativo.

No prédio, obras que já estavam acabadas começam a destruir. Como as canaletas de concreto que servem para evitar o desmoronamento da área. Em todas as colunas foram abertos enormes buracos que estão cheios de água empossada, comprometendo a estrutura do prédio.

O mato está tomando conta da parte externa e o lodo da estrutura interna. A parte elétrica começou a instalada, mas algumas peças começam a cair. Vários pedaços de mármore estão espalhados pela obra. Até equipamentos foram abandonados.

Para não aumentar o prejuízo, o TCU mantém um segurança na obra. Mas, tijolos e outros materiais jogados no pátio se perdem com a ação do tempo.

O secretário do TCU no Acre, Claudivan da Silva Costa, disse que não pode falar sobre o assunto, pois a responsabilidade da obra é de um departamento do TCU sediado em Brasília.

Enquanto não se explica à população o que aconteceu para a paralisação da obra, o TCU vai investigando e multando outros gestores que não concluem obras. Nesse caso, o Tribunal não está fazendo o dever de casa, fica difícil cobrar dos outros, quando não se é exemplo.

Deixe uma resposta