080916-cotidiano-hemoacre-tvgazeta 410 305

Hemoacre dá continuidade à campanha de doação de sangue

Garantir sangue para o período de férias e recesso

Com o objetivo principal de intensificar a doação de sangue nessa época do ano – em que há uma diminuição das coletas em razão das férias – o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) dá continuidade à campanha “Natal Solidário. Seja o amigo oculto de alguém. Doe sangue”. A ação acontece até o dia 19 de janeiro.

Quesia Nogueira, responsável pelo setor de captação do Hemoacre afirma que,apesar de ser uma espécie de amigo oculto, não há sorteio. “Esse é um amigo oculto que não tem sorteio. O doador presenteia uma pessoa, que ele talvez nem conheça, doando sangue”, afirmou.

Ela destaca ainda que, mesmo já tendo passado o período natalino e as trocas de presentes, “o pensamento é que nós possamos ajudar, presenteando esses amigos ocultos, que muitas vezes são salvos porque alguém, com aquele tipo sanguíneo específico, resolveu doar”.

Grupos de, no mínimo, quatro pessoas que queiram fazer doação de sangue poderão solicitar o transporte que o Hemoacre irá disponibilizar nesse período ou também agendar o horário. “A pessoa que quiser doar também pode ligar e agendar o horário, assim ela não precisa ficar esperando quando chegar aqui”, disse Quesia.

A doadora Edivirgens de Castro explica que começou a doar sangue pois um amigo precisou e que depois disso tornou-se doadora assídua. “Eu sou doadora há algum tempo e acho que campanhas como essa são sempre bem vindas e ajudam a conscientizar as pessoas. Eu espero nunca precisar, mas como ninguém sabe o dia de amanhã, então hoje sou eu que doo e sei que esses minutos que passo aqui irão ajudar alguém”.

A pessoa que deseja ser doadora deve atentar para alguns requisitos: ter entre 18 e 65 anos, ter no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde, não ser portador de doenças infectocontagiosas nem doenças crônicas, entre outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*