thumb hitler2

Hitler acreano garante que nunca teve problema com seu nome

“O meu pai tinha uma certa veneração pelo líder alemão”, diz aposentado

A casa amarela numa das esquinas da Estrada do Aviário mora um senhor de 72 anos que chama atenção pelo nome. Encontramos rodeado de flores e pequenas obras de arte: Adolfo Hitler. Isso mesmo, o nome quase idêntico do estadista alemão.  Só que o nosso Hitler nasceu em Sena Madureira e mostra que o nome que carrega na certidão de nascimento foi uma homenagem do seu Guttemberg Modesto, seu pai, um cearense de  Messejana, que considerava Hitler um grande homem.

Diferente do Hitler alemão que invadiu a Europa levando o mundo à Segunda Guerra Mundial, o nosso Hitler se chama Adolfo e não Adolf com “f” mudo. Na verdade, o nome completo é Adolfo Hitler Modesto da Costa. O nome foi colocado em 1941, em  plena Segunda Guerra Mundial. “O meu pai tinha uma certa veneração pelo líder alemão. Quando o primeiro filho nasceu não pensou duas vezes foi homenageá-lo”, disse.

O Adolfo Hitler disse que nunca enfrentou problemas por causa do nome. Já viajou o Brasil inteiro e foi até para o estrangeiro, mas sempre chamou a atenção quando tinha que falar seu nome ou quando era chamado.

Funcionário aposentado de um banco, Adolfo Hitler tem a mesma casa desde o início dos anos 70 no bairro Aviário. Já morou em outros municípios, mas nunca teve o nome que trás no registro divulgado amplamente,  pelo menos até essa matéria.

Os vizinhos pouco conhecem do nome “diferenciado”, do seu Adolfo que usa o Modesto como sobrenome. “Nunca escondi meu nome, apenas evito ficar falando para evitar comentários”, completou.

Apesar do nome do estadista alemão, seu Adolfo nunca procurou estudar a história da Alemanha nazista e sabe pouca coisa do Hitler alemão. Algumas pessoas até chegaram a alertá-lo para retirar o nome que hoje não é aceito nos cartórios, mas, ele se negou de pronto.  “vou ficar com esse nome até o fim dos meus dias”, finalizou.

Deixe uma resposta