Idaf alerta sobre sementes de origens desconhecidas

05-10-2020 idaf-alerta-sobre-sementes-recebidas-pelo-correiosSementes não devem ser plantadas ou jogadas no lixo

Há alguns meses, tem se intensificado a prática de envio de sementes – como uma espécie de brinde – pelo serviço de transportadoras por pessoas desconhecidas e/ou não solicitadas pelo destinatário.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) orienta que, no caso de receber um desses pacotes, não o abra, não plante e nem jogue no lixo. Procure o Idaf ou a unidade local da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) para que se realize a análise e o descarte correto desse produto.

“Quando descartadas no lixo ou no meio ambiente elas podem germinar e se reproduzir, como não sabemos que riscos estão associados a essas plantas, se são plantas de outros biomas elas pode se reproduzir indefinidamente, e causar desequilíbrio ambiental”, diz Gustavo Ferreira da Silva, Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Acre.

Caso receba uma destas sementes é possível comunicar a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) pelo número (68) 3212 1300, caso a pessoa não tenha como ir até o local realizar a entrega destas sementes é agendado um recolhimento por parte do Idaf na residência da pessoa.

A comunicação sobre as sementes pode ser anônima e não há punições sobre o porte das sementes.

Deixe uma resposta