thum indigenas 410 274

Indígenas se mobilizam por direitos territoriais

Índios acreanos já estão em Brasília

A Mobilização Nacional Indígena promove manifestações em vários locais do País nesta semana. O objetivo é protestar contra o ataque generalizado aos direitos territoriais a esses povos.

Nesta madruga de segunda-feira (30), uma delegação de vinte indígenas do Acre embarcou para Brasília para participar da mobilização nacional. Lá, os indígenas vão defender a Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais, além do meio ambiente.

Pelo menos em três capitais (São Paulo, Belém e Rio Branco) estão confirmadas mobilizações. Em Rio Branco uma grande passeata está marcada para acontecer na sexta-feira (4), com concentração em frente à Casa dos Povos Indígenas, antigo Espaço Kaxinawa, na Av. Ceará.

Mesmo depois dos protestos de abril deste ano, quando centenas de indígenas ocuparam o plenário da Câmara e a frente do Palácio do Planalto, seguem as tentativas de destruir o artigo 231 da Constituição, que assegura os direitos dos povos indígenas sobre suas terras.

A Mobilização Nacional Indígena é apoiada por organizações indígenas e indigenistas, como o Instituto Socioambiental (ISA), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), mas também por outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil, como o Greenpeace, a Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (Conaq) e o Movimento Passe Livre (MPL).

Deixe uma resposta