Thumb ciagarras

Início das chuvas favorece o aparecimento de besouros

Atraídos pela luz, eles entram nas residências e irritam moradores

A partir deste mês começam as chuvas no Acre. O início do período chuvoso coincide com o aparecimento de besouros e cigarras que, por muitas vezes, irritam os moradores, principalmente, os que moram em locais mais afastados da cidade.

Atraídos pela luz, eles entram em casas e apartamentos. Besouros, cupins, cigarras e formigas são os mais comuns. São pequenos e inofensivos, mas incomodam muito. Instalar telas e apagar as luzes no início da noite ajudam a mantê-los do lado de fora.

O aparecimento deles sempre coincide com o início da chuva e o período em que o verde volta a surgir pelas ruas e parques. A vegetação é alimento para a maioria das espécies, que aproveitam o momento de abundância para procriar.

“A faxina é mais reforçada. Todos os dias não muitos besouros que ficam pelo chão ou mesmo grudados pelas portas e janelas. É preciso paciência”, disse a dona de casa Recleide Lima, 57 anos.

Janelas fechadas
A funcionária pública Francisca Lopes, 38 anos, tenta escapar dos insetos fechando sempre as janelas entre as 19horas e 21 horas, horário em que o movimento é maior.
“Evito lâmpadas acesas desnecessariamente, pois os besouros são atraídos pela luz. Mantenho a grama próxima à casa ou ao apartamento aparada e limpa — já que serve de alimento para os insetos”, contou.

Canto dos machos
A cigarra canta com a barriga. O macho possui, na parte inferior do abdome, o chamado órgão cimbálico. Ele é feito de músculos que, quando se contraem, fazem vibrar uma bolsa de ar. Assim, é produzido o canto característico do inseto. As fêmeas também têm órgãos cimbálicos, mas são atrofiados, incapazes de emitir som. Ao contrário da crença popular que afirma que a cigarra canta para chamar chuva, o barulho tem como objetivo o acasalamento. Além de avaliar as qualidades físicas dos machos, as cigarras fêmeas diferenciam os possíveis parceiros de acordo com os sons que emitem.

Como evitar
» Manter janelas e portas fechadas entre as 19h e as 21h
» Evitar que luzes fiquem acesas no mesmo período
» Instalar telas nas janelas
» Manter a grama aparada e sem lixo próximo a prédios e casas
» Instalar um ponto de luz no quintal, fora da casa ou do apartamento

Deixe uma resposta