Instituto São José deixará de ofertar ensino médio em sua grade 

Alunos que já estão no ensino médio da escola irão concluir, mas os que estão no 9º ano serão redirecionados

Luanna Lins para Agazeta.net

Na última semana, a escola Instituto São José, em Rio Branco, anunciou que não ofertará mais o ensino médio em sua grade. A não abertura das matrículas para o 1º ano faz parte desse processo gradual de retirada do nível de ensino. A orientação é que, nas escolas, tanto públicas quanto particulares, o ensino fundamental e o médio não dividam mais o mesmo espaço. 

No caso do Instituto, ao invés de adequar a escola para essa nova realidade, fica mais fácil retirar o ensino médio da grade. “Pensando no reordenamento da escola, ficou decidido que ela iria deixar de ofertar o ensino médio para poder ter uma maior equidade de alunos em idade e série, visto que atendia crianças de 6 anos a adolescentes de 17”, explicou o chefe do departamento de gestão da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Aberson Carvalho.

Para 2022, a instituição mantém as turmas de segundo e terceiro ano do ensino médio. Já para 2023, fica apenas a turma do terceiro ano, finalizando o processo de retirada do ensino médio em 2024. Os alunos que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental no Instituto serão transferidos para outros colégios, também da região central da cidade. 

“O aluno que está no 1º ano do São José irá concluir seu ensino médio na escola, e o aluno que estiver no 2º passará para o 3º. No entanto, o aluno do 9º ano do ensino fundamental 2 será direcionado pelo ordenamento de rede para outras escolas, que entre elas, a Presbiteriana João Calvino tem prioridade”, finalizou Aberson.

Na última sexta-feira, 7, pais e alunos que estudam no Instituto São José interditaram a rua Floriano Peixoto, uma das mais movimentadas do Centro de Rio Branco, onde fica localizado o colégio. A manifestação aconteceu logo após os responsáveis pelos estudantes serem surpreendidos com a notícia.

Deixe uma resposta