Banner-tecoteco

Interdição da pista do aeroporto pode fechar aero-táxis

Na prática, pequenas aeronaves não terão como trafegar à noite

A partir de 1ª de outubro, a pista do aeroporto de Rio Branco passa por manutenção. A reforma está prevista para durar 75 dias. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a intervenção é necessária para dar mais segurança aos passageiros e tripulantes.

A intervenção ocorre nos 2.158 metros da pista do maior aeroporto do Acre. Por causa disso, o local vai ser interditado entre 8h a 0h. Pousos e decolagens são estão permitidos durante a madrugada.

Empresas que fazem o transporte por meio de táxi aéreo serão as mais prejudicadas. No Estado, apenas os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul são autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Nos demais municípios do interior, os voos são permitidos apenas durante o dia. “Têm empresários de mãos atadas. Isso vai atrapalhar bastante”, enfatizou Fernando Ortiz, proprietário de uma empresa de táxi-aéreo.

Por medida de precaução, Fernando construiu uma pista particular para não depender apenas do aeroporto. “Com isso, tenho condições de voar de dia. Minha pista é homologada pela Anac”, declarou.

Uma fonte ligada à manutenção do aeroporto disse à reportagem de Agazeta.net que pousos e decolagens para aviões menores estariam liberados a partir de 11h da manhã. Procurado, o superintendente local da Infraero, Jaílson Araújo, informou que não estava autorizado para gravar entrevista e prestar esclarecimentos.

Deixe uma resposta