230117-cotidiano-rioacre-tvgazeta

Janeiro mais chuvoso dos últimos 47 anos

Choveu 73% acima do previsto, calcula Defesa Civil

O mês de janeiro já registrou o maior volume de chuvas desde 1970. Nos primeiros 23 dias do ano, já choveu 480 milímetros. A média prevista para janeiro é de 280 milímetros.

Isso significa que já choveu 73% acima do previsto. Como as chuvas continuam intensas em todo o estado, o resultado são rios, igarapés e poços cheios. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias.

“Nós tivemos um acumulado de chuva de aproximadamente 73 milímetros de sábado, domingo e segunda. Isso é um acumulado significativo nesse período”, explicou o Coronel George Santos, da Defesa Civil de Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá está com 12,83m. Cinco bairros já foram afetados e quatro famílias precisaram ser retiradas de suas casas de acordo com a Defesa Civil.

Na Capital, nesta segunda-feira (23), o Rio Acre apresentou uma cota de 9,08 m, mas continua instável. O seu principal afluente, o Riozinho do Rôla, está com 9,20m.

Nos outros municípios banhados pelo Rio Acre, a situação é menos preocupante. Mesmo assim, o Estado se mantém em alerta.

Em Rio Branco, a cota de transbordamento é de 14 metros e a chance do manancial ultrapassar esse nível é de mais de 70% nos próximos meses.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*