Alejandro diz que fevereiro também será de muita chuva
O mês de janeiro deve chover todos os dias. É o que prevê o coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Ufac, Alejandro Fonseca. Ele estima que dos 31 dias chova mais que 22. É uma média classificada como alta. Sobretudo, com a possibilidade de que o fenômeno se repita em fevereiro.
“A chuva se intercala”, afirma “Tem dias que chove de maneira mais intensa e tem dias que não chove, com dias com mais sol. Essa característica se chama ritmo de tempo”.
Na região do Acre, diferente do que muitos pensam, quando o fenômeno climático El Niño tem a característica de ser forte, a tendência é que o clima na região seja seco e não chuvoso.
O El Niño é um fenômeno natural onde ocorre o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, principalmente na área equatorial. Não tendo data certa para acontecer, o El Niño possui grande influência sobre o clima de todo o mundo.
Segundo o professor Alejandro Fonseca Duarte, o fenômeno El Niño está relacionado com o aquecimento em cima de um valor limite para diferentes épocas do ano para a superfície do oceano na região equatorial do pacífico. “A temperatura da superfície do mar é uma variável que tem uma grande influência sobre o clima do planeta”, afirma.