06-06-21-Matricula Eja

Jovens e adultos do Acre que não estudaram podem se matricular na EJA

Inscrições podem ser feitas nas escolas onde o programa é realizado

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, em 2021, estará presente em 13 unidades municipais de ensino fundamental incluindo zona rural.

O ano letivo de 2021 teve início na última segunda-feira (31), porém as matrículas para o primeiro semestre de 2021 podem ser feitas em qualquer dia útil, nas escolas onde a modalidade de ensino é realizado.

A professora Minéia Spoltore, gerente do Departamento de EJA/Seme, ressalta que a falta de perspectiva em relação a aprendizagem é algo que deve ser combatido. Embora ainda seja incerta a data da volta às aulas presenciais em muitos estados e municípios, as escolas já estão se preparando para receber seus alunos, não da mesma maneira como retornavam das férias, mas com uma experiência vivida que pode ter deixado diversos impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas no desenvolvimento social e emocional causado pelo distanciamento social e escolar durante a pandemia.

“Mais do que podemos imaginar, e pelos mais variados motivos, cidadãos são levados a optar por estudar ou trabalhar. Essa opção, muitas vezes, acontece enquanto são ainda bem jovens, ou ainda, crianças. Uma situação triste e que por mais que haja esforço das autoridades em reverter essa situação, esse é um quadro muito comum. Ter que optar pelo trabalho ou estudo, não é algo que faz parte da realidade apenas dos mais antigos, mas sim, faz parte da realidade de muitos de nossos jovens hoje em dia”, ressaltou Minéia.

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Seme, reafirma seu compromisso em estimular o acesso da população à Educação de Jovens e Adultos, ofertando vagas para essa modalidade de ensino, para que sejam de fato efetivados os objetivos de inclusão social e melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos alunos.

Para se matricular é necessário que o estudante tenha 15 anos completos. Assim, seguindo o calendário de matrícula do ensino regular, já estão abertas as inscrições para EJA/2021 nas seguintes escolas da rede municipal de ensino:

– Anice Dib Jatene
R. Valdomiro Lopes, 1299 – Geraldo Fleming

– Benfica
Rodovia Ac-40 – Ramal Benfica, 08 – Vila Acre

– Boa União
R. 03 de Agosto, 192 – Sobral

– Francisco de Paula Oiticica Filho
Rua Primavera, 331 – Bairro Bahia Nova

– Ilson Alves Ribeiro
R. Raimundo Ferreira, 243 – Ilson Ribeiro

– Juvenal Antunes
R. Piauí, 270 – Waldemar Maciel – Calafate

– Maria Lúcia Moura Marin
R. Mercúrio – Morada do Sol

– Monte Castelo
Estr. Jarbas Passarinho, Km 04, nº 2054 – Apolônio Sales

– Raimundo Hermínio de Melo
R. Milton Maciel, 200 – Santa Cecília

Além das Escolas da zona rural que também ofertam EJA:

– Luiza De Lima Cadaxo
Rodovia Ac-10 KM 19

– Sebastião Pedrosa
Ramal Limoeiro – Km 31 – Projeto Colibri

– Zaqueu Machado
BR-317 Km 30 – Ramal Mediterrâneo – Km 07

Deixe uma resposta