190219-exames-acai

Mais de 4 mil realizam exames para diagnosticar doença de chagas

Resultados dos exames devem sair até quinta (21)

Mais de 4 mil pessoas realizaram o exame em Rio Branco. Esse público havia consumido o açaí do mercado Elias Mansour que corria o risco de estar contaminado com o parasita que transmite a doença de chagas. Os resultados de quantas pessoas foram diagnosticados com a doença deve sair até quinta-feira dessa semana. 

Finalizada a etapa de exames, a Secretaria de Saúde de Rio Branco pretende regularizar o batedor de açaí, aquele que compra o fruto e depois revende. Outras secretarias e órgãos estão envolvidos neste trabalho.

 “Agora nossas equipes estão nas partes de tabulação junto com o laboratório para que a gente possa apresentar o boletim na quinta-feira de manhã, podendo dar transparência á sociedade sobre esse trabalho, que conclui nesse primeiro momento, a questão do exame, mas que segue com processo de rotina de acompanhamento da qualidade do açaí no nosso município”, afirma Secretário de Saúde Municipal, Oteniel Almeida.

As fiscalizações continuam nos mercados para evitar novas contaminações. O objetivo é treinar todas as pessoas que estão envolvidas no processo de colheita até a venda do produto. A orientação aos consumidores é para comprar a fruta somente com procedência adequada, que possui rotulagem. 

“Nós estamos pedindo cautela ainda porque nós tivemos relatos e nossa equipe tem acompanhado sobre vendedores irregulares que não tem procedência do seu produto. Então nós estamos recomendando que as pessoas fiquem tranquilas de consumir o açaí desde que ele tenha rotulagem estejam em estabelecimentos inspecionados pela vigilância sanitária”, concluiu o secretário.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*