thumb enem2013

Mais de 58 mil fazem o Enem neste final de semana no Acre

Saiba tudo sobre as preparações para o certame

Acontece neste final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Acre, 58.365 se inscreveram para participar do certame que passou a ser item obrigatório para candidatos que desejam ingressar em algumas universidades.

Centenas de prédios entre escolas, faculdades e órgãos públicos serão utilizados para a aplicação da prova que já estão em poder do exército desde o início da semana. Todo um aparato foi montado para facilitar o acesso aos candidatos aos locais de prova.

Segundo a Superintendência de Transportes de Rio Branco (RBTrans), o número de ônibus em Rio Branco será aumentado em, pelo menos, 30% e os ônibus que fazem as linhas Ufac – Centro e Ufac Rodoviária, que não costumam circular aos domingos, irão operar para levar os candidatos que forem fazer suas provas na Universidade Federal do Acre (Ufac) neste final de semana.

No Terminal Urbano haverá uma equipe da RBTrans para auxiliar os passageiros e pedirem mais coletivos, caso seja necessário.

Provas

As provas do Enem ocorrem nos dias 26 e 27 de outubro, com um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

No primeiro dia, sábado, os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

Já no segundo dia, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia.

Horário

Com o horário de verão que iniciou no domingo (20), o Acre ficou com duas horas de diferença ao horário oficial de Brasília. Com isso, os candidatos que farão o Enem devem ficar atentos com o horário de chegada e de início do certame.

Os portões serão abertos às 10horas no Acre, uma hora antes do início da prova, que será às 11horas.

Os candidatos poderão sair da prova a partir das 13h locais sem o caderno de provas. Com o caderno, a partir das 15h (sábado) e 16h (domingo). A prova terminará às 15h30 no sábado e 16h30 no domingo, sempre no horário local.

Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

O que levar

Para a realização das provas, segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*