0110-cotidiano-vacina-cedida

Meninas apresentam reação após tomar vacina contra HPV

Crianças tinham 11 anos e estudam no São José

Na manhã desta quarta-feira, três alunas do Instituto São José, em Rio Branco, apresentaram reações após tomarem a vacina contra HPV. Entre as reações apresentadas, uma das meninas desmaiou, e todas sentiram fortes dores de cabeça e tontura.

Segundo a Secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alenxandrina, a reação não foi específica da vacina, mas o que aconteceu não é algo incomum. “A reação pode ter sido ocasionada pelo extremo stress, período de nervosismo, e também porque as meninas convivem em ambiente em comum”. Esse contexto, de acordo com a secretária, faz com que elas tenham a tendência de “desencadear uma reação em massa”, argumentou Alexandrina.

Ainda sobre a vacina, a secretária disse que a contraindicação é só para quem tem problemas de rejeição alérgica. “Às demais meninas é indicado que tenham uma boa noite de sono antes de tomarem a vacina, além de se alimentar bem antes e depois. Exercícios físicos antes e depois da vacinação também não são indicados”, explicou.

Em todo o estado, 9 mil adolescentes já receberam a primeira dose da vacina, a expectativa é que o mesmo número receba a segunda dose até o fim do ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*