Banner Tomate2

Mapa autoriza importação de tomate para o Acre

Fruto não poderá ser comercializado fora do estado

Devido a problemas climáticos no Estado do Acre, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a importação emergencial de tomate do Departamento de Arequipa, no Peru, durante 90 dias. A autorização para essa finalidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 21 de março, por meio da Instrução Normativa nº 4.

“Esse foi um pedido emergencial do governo acreano para evitar um desabastecimento local. A medido está sendo adotada devido a alagamentos que ocorreram no município de Rio Branco, que praticamente isolaram essa região”, destaca o diretor substituto do Departamento de Sanidade Vegetal.

Todos os frutos importados do país sul-americano deverão ser acompanhados dos Certificados Fitossanitários (CF) emitidos pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do Peru.

Outra exigência é que contenham certificação garantindo que os tomates e embalagens estão livres de terras e materiais orgânicos e foram produzidos no Departamento de Arequipa, livre da praga Prodiplosis longifila.

Os frutos devem ser importados exclusivamente pelos pontos de ingresso de Assis Brasil, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul no Estado do Acre, ficando vedado o trânsito interestadual no Brasil desses produtos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*