Mobilização para incentivar a doação de leite materno
O Ministério da Saúde lançou na ultima semana a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. Com o slogan “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a campanha visa sensibilizar as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano.
Como em outros estados, a ação também acontece no Acre, com a participação da prefeitura, governo e Comitê Estadual do Aleitamento Materno (Ceam). “Isso é um incentivo as mães que estão amamentando a se senilizarem com doação de leite humano para o banco de leite e a gente faz essa sensibilização para elas, paras os profissionais, para a família, que conheçam mães que estejam amamentando que podem orientar a questão da doação”, explicou o presidente do Ceam, Hélio Pinto de Souza.
O leite materno é composto por milhares de proteínas que proporcionam um crescimento saudável ao bebê. Mas nem sempre o alimento está ao alcance de todos os recém-nascidos, principalmente os prematuros. Por isso, é necessária a doação da mulher que amamenta.
O filho da servidora pública Geilda Ferreira nasceu com sete meses de gestação. Ela não tinha leite para dar para a criança nos primeiros dias, mas foi ajudada por meio de um banco de leite na maternidade de capital. “Isso é muito importante, porque nem todas, como é o meu caso, produz leite assim que o bebê nasce, quando eles recebem o leite materno eles não correm tanto risco de pegar uma infecção, de adquirir outras doenças, devido receber leite materno.”
Em Rio Branco, a doação pode ser feita na Unidade Básica de Saúde Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral, no hospital Santa Juliana, no Bosque, ou na maternidade Bárbara Heliodora, no Centro.