0910-cotidiano-ministroaviacao-tvgazeta

Ministro amplia horário para pequenas aeronaves

Decisão foi formalizada durante vistoria

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, desembarcou em Rio Branco por volta das 10:30 da manhã desta quarta-feira (08), em uma aeronave da Força Aérea Nacional. Outras autoridades do estado e a direção da Infraero também acompanharam o ministro. A visita marcou a assinatura da ordem de serviço que garante a reforma da pista e do prédio do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco.

A obra da pista, que é a mais demorada, está orçada em 97 milhões de reais e a do prédio, que inclui também ampliações na estrutura, em 28 milhões. As máquinas começaram a trabalhar definitivamente hoje.

A pista estava inacabada, sem sinalização adequada e acostamento desde a inauguração do aeroporto. Um dos empecilhos que levava a estrutura a apresentar recorrentes problemas era a questão do solo, que danifica com facilidade o asfalto e não suporta o peso das aeronaves. A direção da Infraero garante que a reforma vai acabar com essa situação.

O terminal ocupa a 48ª posição dos mais movimentados do país. O aeroporto de Rio Branco trabalha atualmente com seis voos diários, que serão transferidos todos para a madrugada, a fim de não atrapalhar o pouso das aeronaves e o andamento dos serviços na pista, com início as oito da manhã e término a meia noite, todos os dias. Aeronaves de pequeno porte também vão poder pousar e decolar em mil metros da pista que ficará reservada para os voos.

Hoje as passagens nas cidades mais afastadas das regiões metropolitanas custam em média 31% mais caras. Conforme o ministro, esse preço deve acabar, e ele assegura que vai buscar melhorar esse cenário para todos os estados do país. No acre, Moreira Franco afirma que as pistas do interior do estado também serão melhoradas em breve.

Deixe uma resposta