Thumb celular

MJ lança campanha sobre direitos do consumidor

Setor que mais gera reclamações é da telefonia 

Com o lema “Você sabe o valor do seu dinheiro”, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, lançou campanha para conscientizar as pessoas sobre os direitos e deveres de cada um na hora de adquirir produtos e serviços.

A campanha é voltada prioritariamente para a chamada nova classe média, segmento que atualmente corresponde a mais de 50% da população brasileira. Segundo o ministério, o custo total foi estimado em R$ 9 milhões, incluídos gastos com produção e divulgação. 

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a atenção aos direitos do consumidor é prioridade para o governo federal, mas não se pode falar em satisfação das necessidades sem que as pessoas conheçam seus direitos. Por isso, é que se dá mais amplitude à questão dos direitos do consumidor, em um país que consome cada vez mais, disse ele.

Desde 2004, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou mais de 9 milhões de queixas de consumidores.

Entre os setores que mais geram reclamações estão telefonia celular, cartões de crédito e sistema bancário. Quanto aos produtos, muitas das insatisfações são causadas pela falta de assistência técnica e de peças de reposição e pela demora no atendimento.

Deixe uma resposta