150917-cotidiano-teatroplacidodecastro-agenciadenoticias2

Morhan completa 35 anos com programação especial

Teatrão será local dos debates sobre direitos

Nesta segunda-feira (18), o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase no Acre comemora 35 anos de fundação. Uma série de atividades é promovida durante o dia. Entre elas, a discussão a respeito da pensão para os filhos separados dos pais.

Também nesta data, o movimento vai promover uma vasta programação que inclui ainda o lançamento da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Hanseníase. Segundo a coordenadora do Morhan no Acre, Terezinha Prudêncio, testes rápidos serão oferecidos. “Para dar o diagnóstico, se a pessoa tem alguma mancha, alguma coisa dessa natureza”, explica.

A comemoração do aniversário do Morhan vai discutir em palestras a lei que beneficiou com pensão especial as pessoas atingidas pela hanseníase que foram submetidas a isolamento compulsórios até a década de 1980.

“O Morhan daqui do Acre com o Morhan nacional está lutando por isso. Pra que os filhos também tenham direito de ter o benefício, porque os filhos também sofreram, ficaram na casa dos outros sofrendo. Muitas vezes, até apanhando de alguém que não era parente. Passaram por sofrimento”, explica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*