Movimento prepara mobilização contra o valor da energia

Ação ocorrerá no Terminal Urbano, no Centro da capital

O Movimento Popular Contra os Abusos vai realizar na manhã desta quinta-feira (21), uma mobilização com objetivo de provocar as autoridades e órgãos de fiscalização para apurar as ações da Energisa, e principalmente contra o alto valor da conta de luz. A ação ocorrerá no Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco.

O comitê também pede o fim da cobrança da Bandeira Vermelha, que já foi anunciada pelo Governo Federal que irá se estender até 2022. Além disso, cobram do Governo do Estado, que coloque a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon),para exercer fiscalização de verdade sobre os atos da Energisa.

“Esse movimento nasceu dessas indignações, e dessa vez, nós não vamos para a frente da Energisa, com cartazes, para quando sairmos de lá, eles rirem da gente… vamos mobilizar as pessoas, e amanhã será o lançamento dessa campanha contra os abusos”, afirmou o líder do movimento, Francisco Panthio.

A Energisa se pronunciou sobre a manifestação por meio de nota na manhã desta sexta-feira (22). Confira na íntegra:

A Energisa Acre, empresa concessionária de serviço público, informa que a tarifa de energia elétrica é um processo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em todo o Brasil, com objetivo de garantir eficiência operacional e a qualidade do serviço de distribuição de energia para a população.

Neste ano, por conta do cenário hídrico nacional, o Governo Federal implantou uma cobrança adicional (bandeira tarifária de escassez hídrica) que corresponde a R$ 14,20 por cada 100 kWh de energia consumida. Além disso, a fatura de energia ainda é composta por impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia.

A Energisa ainda alerta para a variação de consumo ocasionada pelo intenso calor, principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro, no Acre. Quanto maior a temperatura, maior o gasto de energia em equipamentos como geladeira e ar-condicionado. A distribuidora disponibiliza aos seus clientes o histórico de consumo dos últimos 12 meses para que possam acompanhar essa variação e reforça a necessidade de hábitos de consumo consciente.

Por fim, a empresa se coloca à disposição, por meio dos canais de atendimento, para esclarecer as dúvidas dos clientes e reforça o compromisso na melhoria contínua do fornecimento prestado à população do Acre.

Canais de Atendimento
– WhatsApp 68 99233-0341
– App Energisa On
– Site www.energisa.com.br
– Call center 0800 647 7196
– Agências de atendimento presencial

Deixe uma resposta