Exposição faz parte do calendário especial do órgão
Na próxima quarta-feira (13), às 10 horas, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) dará início à exposição ‘Retratos da Violência Obstétrica’, no Via Verde Shopping. A cerimônia marca o início das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado durante todo o mês de março na instituição.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que uma em cada quatro mulheres já tenha sofrido algum tipo de violência obstétrica, que vai desde a recusa no atendimento, procedimentos médicos desnecessários, entre outras situações que causam constrangimento e desconforto à gestante.
A exposição é uma forma de conscientizar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre situações que configuram agressões físicas, verbais ou psicológicas, cometidas por profissionais de saúde contra a mulher que está grávida, no período pós-parto ou no processo de abortamento.
A exposição conta relatos de mães que sofreram algum tipo de agressão no atendimento obstétrico e com fotos da fotógrafa Carla Raiter, que cedeu seus direitos autorais para o MPAC.
Programação conta com ações educativas e homenagens
O calendário comemorativo também tem atividades educativas no Via Verde Shopping e no Terminal Urbano de Rio Branco, sobre os tipos de violência contra a mulher, que serão desenvolvidas pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV), entre os dias 18 e 22.
A intenção é orientar as pessoas para que possam identificar situações de agressão física, verbal, moral ou sexual, entre outras, e o que fazer para denunciá-las.