30-04-20 violencia doméstica

MPAC disponibiliza aplicativo para denúncias de violência doméstica

Números de agressões cresceram durante isolamento social

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), disponibilizou um aplicativo para denúncias de violência doméstica. A ferramenta é gratuita e está disponível inicialmente para smartphones com o sistema Android.

A plataforma vai ajudar as vítimas a denunciar os agressores com mais privacidade, e receberá denúncias contra três tipos de crime: violência contra a mulher, violência sexual e da comunidade LGBTIfobia.

Para utilizar, é necessário informar o tipo de violência, preencher um formulário e em seguida clicar em “quero denunciar”. A vítima vai receber um código identificador, onde poderá acompanhar a situação da denúncia, que será encaminhada à Promotoria para a tomada de providências.

Na plataforma também são oferecidas informações sobre os tipos de crimes e as consequências, além de dados de como e onde procurar ajuda, e diversos serviços com contatos telefônicos, e-mail e endereços dos órgãos de Justiça, serviços de saúde, e de assistência social.

A procuradora de Justiça, Patrícia do Amorim Rêgo, coordenadora do CAV, explica que o aplicativo é mais uma alternativa à disposição das pessoas vítimas de violência.

“Temos indícios de que a violência doméstica aumentou nesse período de confinamento, onde as tensões da relação abusiva acabam descambando para uma violência maior, e a mulher não tem como sair para fazer a denúncia, por isso o aplicativo é fundamental nesse momento”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*