070117-cotidiano-saude

MS orienta população a se vacinar contra febre amarela

Vacina é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A febre amarela é uma doença viral que tem como principais sintomas febre, dor no corpo, fadiga, náuseas, dor de cabeça, etc. Em situações mais graves, a doença pode apresentar dores abdominais e lesões no fígado – corroborando para o quadro de icterícia – e aumentando o risco de insuficiência renal.

A doença é transmitida através da picada de mosquitos, principalmente pelos da espécie Aedes aegypti (o mesmo transmissor da dengue, zica e chicungunha) e é justamente nessa época do ano que os cuidados devem ser redobrados. Algumas atitudes podem colaborar para que as chances de contrair a doença sejam diminuídas como utilização de mosqueteiros, repelentes de mosquitos e a vacinação, esta inclusive está sendo recomendada pelo Ministério da Saúde.

Pessoas que moram ou que vão viajar para regiões rurais ou de mata, que são áreas com recomendação da vacina, devem fazer o processo de imunização contra a febre amarela.

A vacina, que pode ser utilizada em pessoas a partir dos nove meses de idade, deve ser, de acordo com o Ministério da Saúde, administrada em duas doses; ela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde, sendo enviada mensalmente a todos os estados brasileiros.

Vale lembrar: ao aparecerem os sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para os devidos diagnóstico e tratamento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*