270219-hiv

N° de homens infectados por HIV é o dobro de mulheres no Acre

73% dos novos casos de HIV ocorreram em homens

O Ministério da Saúde, na última sexta-feira (22) divulgou em nota, os dados sobre o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no Brasil.

Segundo a nota, 73% dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos. Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que no estado de 2013 até fevereiro de 2019, 258 novos casos de HIV foram registrados em mulheres. Já em homens, o número duplica, são 531 novos casos.

“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública”, diz Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, em comunicado.

Por outro lado, o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids, divulgado no fim de 2018, indica que a epidemia dessa doença está estabilizada no Brasil. Foram diagnosticados 18,3 casos a cada 100 mil habitantes em 2017.

Campanha de prevenção

A Secretaria de Saúde do Acre em parceria com outros setores da sociedade realizam uma campanha de prevenção neste carnaval de 2019. A ação foi lançada na manhã desta quarta-feira (27) tem a finalidade de ajudar a evitar as infecções sexualmente transmissíveis, IST.

Equipes da pasta vão até os bairros e às festas para orientar a população sobre os cuidados necessários para andar prevenido.

“Foi feito uma mobilização dos funcionários e eles vão estar participando de todo o carnaval, onde estiver tendo carnaval eles vão estar presente levando toda parte de educação preventiva para os brincantes”, afirma o Diretor Administrativo da Sesacre, Erisson Lima.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*