28-06-21 nível-do-rio-acre

Nível do rio Acre chega a marca de 2,53m nesta segunda-feira

Defesa Civil Municipal ligou sinal de atenção para situação

O nível das águas do rio Acre continua baixando e na manhã desta segunda-feira (28), chegou a medir 2 metros e 53 centímetros. A Defesa Civil municipal sinalizou estado de atenção para a situação do rio.

Se o rio chegar a 2 metros, o estado de atenção muda para alerta, o que faz a Defesa Civil ter um plano de contingência para atender as diversas ocorrências em decorrência do baixo nível das águas.

Com as poucas chuvas, o nível do rio Acre vem abaixando desde o mês de maio “tivemos quase 6 metros de decréscimo em maio e no mês de junho quase um metro”, informou o coordenador da Defesa Civil do município, Major Cláudio Falcão.

O Major Cláudio Falcão explica que o rio Acre funciona como uma espécie de termômetro para o cenário no interior e nos outros municípios do estado. “Ele nos mostra o que vai acontecer em toda a região. A partir de agora, os poços das residências acabam secando, na agricultura, na zona rural onde os animais são abastecidos através de represas, também são afetadas, porque essas represas também secam”, informou o coordenação da Defesa Civil.

A frente fria que chegou em Rio Branco nesta segunda-feira (28) e deve se estender por toda a semana deve causar uma maior ausência de chuvas. “A frente fria faz as nuvens se dissiparem, então nós próximos meses de julho, agosto e setembro nós teremos menos chuvas, tendo menos chuvas teremos maior consequência em relação a parte hídrica em relação ao nível do rio, represas e também aos poços”, concluiu o Major.

Deixe uma resposta