thumb economiadividas

No Acre, homens são mais endividados do que mulheres

Constatação é da Fecomercio, em recente pesquisa

Segundo pesquisa da Federação do Comércio, 40% dos consumidores acreanos estão endividados e/ou inadimplentes. O levantamento também revela que os homens estão mais endividados do que as mulheres e que os solteiros tem mais dívidas a pagar.

Entre os dias 17 e 21 de março, o instituto de pesquisa da Fecomércio ouviu 259 pessoas com objetivo de avaliar a situação econômica dos consumidores do comércio varejista e os riscos para os negócios de compra e venda. A sondagem aponta que 40% dos consumidores acreanos estão endividados e/ou inadimplentes.

Outra informação é que 41% dos entrevistados conseguem pagar as dívidas em dia, mas não possuem sobra de dinheiro para outras atividades. Entre os consumidores, 37% fazem planejamento e conseguem economizar, porém 27% deles afirmam que convivem com dívidas em atraso, por que não têm planejamento financeiro.

A pesquisa também revela que os homens estão mais endividados do que as mulheres. Enquanto que 64% do público feminino está com dívidas, 80% dos homens assumem que têm compromissos financeiros. Outro dado do levantamento diz respeito aos solteiros. Eles lideram o ranking de endividamento e inadimplência com 44%. Os casados são mais cautelosos, apenas 30% estão com contas a pagar. “Se levarmos em consideração que esse público situado entre a idade de 25 e 35 anos provavelmente mora sozinho, por conta, então há uma tendência de que use o dinheiro para consumo próprio, com vestuário e itens que tragam satisfação pessoal como moto, carro”, comentou o superintendente da Fecomércio, Egídio Garó.

Deixe uma resposta