0809-cotidiano-eletrobras

Nove municípios sofrem apagão no Acre

Eletrobras explica motivos da falta de energia elétrica

Os municípios de Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campina, Vila do V, parte de Rio Branco e Xapuri sofreram um apagão durante a manhã desta segunda-feira.

Em nota oficial, a Eletrobras Distribuição Acre explica que o motivo da falta de energia foi consequência do “ao desligamento de 2 linhas de transmissão entre os municípios de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, ambos em Rondônia, e das Usinas de Jirau e Santo Antônio, provocando a separação dos estados do Acre e Rondônia do Sistema Interligado Nacional – SIN”.

A situação foi mais complicada nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri devido um equipamento da subestação em Epitaciolândia que ficou danificado, mas a empresa garante que já substituiu. Leia a nota de esclarecimento na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Eletrobras Distribuição Acre informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica que atingiu as localidades de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Vila Campina, Vila do V e parte do município de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (08), das 8h26min às 8h44min, ocorreu devido ao desligamento de 2 linhas de transmissão entre os municípios de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, ambos em Rondônia, e das Usinas de Jirau e Santo Antônio, provocando a separação dos estados do Acre e Rondônia do Sistema Interligado Nacional – SIN.

Para os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri o fornecimento de energia somente foi normalizado às 10h20min pois durante o desligamento ocorreu um dano em um equipamento da subestação em Epitaciolândia, o qual já foi substituído. A interrupção no fornecimento de energia no estado do Acre e Rondônia se deu de forma automática pelo sistema de proteção, para evitar o agravamento do problema para o restante do Sistema Interligado Nacional – SIN.

Os motivos do desligamento das linhas de transmissão em Rondônia e das Usinas Jirau e Santo Antônio estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema – ONS. A Concessionária agradece a compreensão de todos, pede desculpas pelos transtornos e informa que está adotando providências para continuar melhorando a qualidade do fornecimento de energia.

A DIREÇÃO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *