thumb saudedohomem

“Novembro Azul” estimula homens a exames de toque

Câncer é a segunda causa de morte entre homens brasileiros 

Após o “Outubro Rosa”, para estimular as mulheres a fazerem o exame mamográfico, agora é a vez do “Novembro Azul”, com objetivo de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata. 

A expectativa é que as ativiades desenvolvidas ajudem a aumentar por exemplo o índice de exames de toque retal que ainda é considerado baixo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. É a segunda causa de morte entre homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Segundo especialistas, a visita ao médico é fundamental para que a prevenção do câncer de próstata aconteça. Com o diagóstico precoce da doença, as chances de cura do paciente aumentam bastante.

Como prevenir o câncer de próstata
A Organização Mundial de Saúde orienta que homens a partir de 50 anos devem fazer os exames preventivos de câncer de próstata. Se existe algum caso na família é preciso procurar diagnóstico a partir de 40 anos. A doença, que não apresenta sintomas no início, prevalece mais em negros. No Brasil, 3 milhões de homens têm câncer de próstata.

Entre as dicas para evitar doenças típicas do homem estão a adoção de alimentação o mais saudável possível, evitar fumar e ingerir álcool e praticar exercícios físicos. Procurar o médico regularmente e se submeter aos exames diagnósticos para detecção de doenças também são atitudes de prevenção.

Deixe uma resposta