Banner natal

Ceia natalina: líquidos antes, durante e depois, diz nutrólogo

O bom é aproveitar um pouco de tudo, sem exageros

A mesa natalina sem dúvida tira muita gente do autocontrole alimentar, por isso o site Agazeta.Net foi ao consultório médico saber de um especialista o que fazer para garantir um natal sem complicações.

O nutrólogo Stanley Bittar coloca os líquidos como prioridade. “Primeiro que nesse período estamos sujeitos as doenças respiratórias e gastro intestinais, então o líquido previne esses tipos de situação. Segundo que pelo exagero desse dia esquecemos de tomar líquidos o que faz com que a digestão seja mais pesada. E por fim vem a figura do álcool, que serve como diurético e nos força a perder líquido”, explica.

Segundo o nutrólogo, o dia deve começar com ingestão de líquidos e alimentação leve. No café da manhã ele sugere evitar carboidratos, dando preferência às frutas. Os lanches entre uma refeição e outra devem ser em pequenas porções. No almoço, a moderação continua, com a presença de verduras e legumes. E na hora da ceia?. “Nada de inverter os papéis e lambiscar doces. Eles abrem o apetite e a chance de exagerar nos pratos principais, é maior”, aconselha.

Agora, se depois de todas essas dicas você acabar abusando da fartura da ceia natalina, a orientação médica é: de imediato, com sensação de má digestão e queimação, tome um anti ácido, para acalmar os sintomas. Se os sintomas persistirem, procure um médico. No dia 25 a sugestão é: tome muito líquido. Prefira os sucos e água e coma alimentos leves.

Definindo as sugestões do nutrólogo: O melhor mesmo no natal é curtir uma noite agradável com a família, aproveitando um pouco de tudo, sem exageros.

Deixe uma resposta