180817-cotidiano-linhao-agenciadenoticiasdoacre

ONS divulga nota explicando apagão

ONS admite falha em cinco geradoras

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nota na manhã desta sexta-feira explicando o apagão que atingiu Acre e Rondônia na noite de ontem (17). Foram desligadas cinco unidades geradoras de energia elétrica das usinas de Santo Antônio e Samuel. A nota na íntegra está a seguir (o horário informado é hora de Brasília):

NOTA À IMPRENSA

Às 21:56h ocorreu a abertura da interligação Acre/Rondônia, separando as capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) do restante do Sistema Interligado Nacional. Em seguida, desligaram-se automaticamente cinco unidades geradoras das UHE Santo Antônio e duas da UHE Samuel.

Neste momento, houve interrupção de aproximadamente 180 MW de carga em Porto Velho e na região de Ji-Paraná (30% da carga de Rondônia na hora da ocorrência) e de aproximadamente 10 MW no Acre (8% da carga do estado na hora da ocorrência).

Às 22:12h ocorreu o desligamento automático do Back-to-Back 1 da subestação Coletora Porto Velho, provocando desligamento total nas capitais Porto Velho e Rio Branco, com interrupções adicionais de 122 MW e 120 MW, respectivamente, totalizando uma perda de 305 MW em Rondônia e 130 MW no Acre.

Às 22:45h foi iniciada a normalização da carga suprida a partir da subestação Ji-Paraná, no estado de Rondônia, sendo concluída às 23:10h.

Às 22:53h foi ligada a transformação 230/69 kV da subestação Porto Velho, iniciando a tomada de carga às 22:55h. Às 23:35h foi concluída a tomada de carga em Rondônia. Cerca de 10 minutos depois foi concluído o religamento das cargas do Acre.

O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência, de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*