Banner OPERAÇÃO-BOINA

Operação Boina: 175 homens superarando os próprios limites

Agazeta.net acompanhou parte dos treinamentos

Anualmente, milhares de jovens passam pelo alistamento militar. Nem todos são obrigados a servir o Exército. Porém, para muitos este é o momento aguardado com muita ansiedade. Aqueles que pretendem seguir carreira agarram a oportunidade, mesmo sabendo que vida de militar não é nada fácil.

Durante dois dias, a reportagem de Agazeta.net, a convite do comando do 4ª batalhão de infantaria e selva, acompanhou parte dos treinamentos da famosa ‘Operação Boina’. De Rio Branco, a equipe foi levada até o município de Plácido de Castro.

No 3ª pelotão especial de fronteira, 175 homens de várias cidades acreanas participam de nove intensos dias de atividades. Durante a operação, eles passam por verdadeiros testes de resistência. O ritmo é intenso.

As primeiras ações começam pela manhã e só terminam à noite. A operação é uma espécie de transição entre o recruta e o soldado. Em nove dias, os militares aprendem noções de sobrevivência dentro de um dos ambientes mais hostis, a selva amazônica.

Além de instruções de primeiros socorros a um colega ferido, os recrutas são ensinados a como obter água e fogo, o manuseio com animais peçonhentos e noções de tiro. Em uma das instruções, a percepção dos futuros soldados é avaliada.

Relato do repórter

O repórter Wesley Moraes foi convidado a participar, literalmente, da operação. Vestido a caráter, ele foi levado para o campo de treinamentos. Sem muito preparo físico, Wesley conta que não foi nada fácil.

“Primeiro começa com a roupa. Além da farda, tenho que carregar uma mochila e isso pesa ainda mais”, revela. Dentro da mata fechada, o repórter participou de várias instruções. Entre elas, o transporte de feridos.

Nesta segunda-feira, 5, os telespectadores da TV Gazeta começam a acompanhar a participação de Wesley Moraes na operação. A reportagem será exibida no ‘Geração Gazeta’. A partir de terça-feira, 6, o ‘Gazeta em Manchete’ inicia a exibição de uma série de matérias especiais. Não perca!

Deixe uma resposta