thumb Hospitaldasclínicas

Pacientes que usam marcapasso fazem avaliação do aparelho

Pelo menos 200 pacientes foram ao Hospital das Clínicas

Mais de 200 portadores de marcapasso compareceram nessa terça-feira,18, no  Hospital das Clínicas para fazer a revisão nos aparelhos.
 
Os corredores do hospital ficaram lotados.  Os técnicos de três marcas de aparelhos, vieram de São Paulo para fazer os testes. Em poucos minutos eles descobriam  qualquer falha de funcionamento ou tempo reduzido da bateria. Qualquer anormalidade que era encontrada, o paciente já era informado sobre o seu retorno nessa quinta-feira, 19, para a trocar do aparelho.
 
O marcapasso é um aparelho implantado no paciente que estimula a frequência cardíaca para tratar quem está com ritmo lento do coração.
 
A aposentada Maria Beatriz da Silva de 84 anos chegou nas  primeiras horas do dia. Ela usa um marcapasso há 22 anos. No teste de hoje, tudo normal. A aposentada disse que já se acostumou a fazer essas revisões, afinal, esse aparelho lhe devolveu a vida.
 
Segundo A gerente de Coordenação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Edná Monteiro, os marcapassos são avaliados preventivamente a cada seis meses e a cada ano é verificado seu funcionamento. “Em todo o Acre mais de 300 pessoas usam os equipamentos”  disse Edná.
 
Ela explicou, ainda, que há 5 anos essas avaliações eram feitas em São Paulo e que o governo conseguiu economizar bastante trazendo o técnicos para o Acre, e, com isso, evitar o desgaste dos pacientes e familiares.
 
A aposentada Alzira da Silva de 82 anos, revelou que não aguentaria uma viagem a cada seis meses, e disse que sente-se melhor em saber que tudo pode ser feito aqui mesmo no estado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*