Parque Chico Mendes é opção de lazer e conhecimento em Rio Branco

Aberto para visitas de terça-feira a domingo, a partir das 7 horas da manhã até as 17 horas

O Parque Ambiental Chico Mendes é uma ótima opção de lazer e conhecimento em Rio Branco. O espaço te aproxima dos mais variados animais, além de você sair do movimento urbano da cidade, e deixar a natureza fazer parte do passeio.

Um ambiente que não vai faltar opções de atividades para ser desenvolvidas, pois tem parques para criançada, trilhas, playground, mini zoológico, Memorial Chico Mendes e áreas para piquenique. Além disso, vale salientar que área é extensa, pois possui 57 hectares, reunindo várias espécies de flora, animais silvestres e da fauna amazônica.

Fotos: GÊ AZEVEDO
Fotos: GÊ AZEVEDO

Existem mais de 200 animais de 34 espécies que vivem lá e fazem a alegria dos visitantes, principalmente aqueles que são naturais da região amazônica, como o macaco “Bigodeiro”, uma espécie própria do Acre que sempre está sendo levada ao parque pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Foto: GÊ AZEVEDO

O Parque Ambiental Chico Mendes fica localizado na rodovia AC-40, no bairro Vila Acre, em Rio Branco. Durante seu pleno funcionamento, o local chega a receber de quatro a cinco mil pessoas, aos fins de semana.

Foto: GÊ AZEVEDO

Horário de funcionamento

Ficou estabelecido que o Parque Chico Mendes é aberto para visitas de terça-feira a domingo, a partir das 7 horas da manhã até ás 17 horas. E às segunda-feiras permanece fechado para realização de atividades de manutenção, exceto quando for feriado nesse primeiro dia da semana.

Todas as atividades de educação que forem desenvolvidas no local deverão ser agendadas nas datas disponíveis de terça-feira a sexta-feira.

Regras de visitação

  • Não alimente os animais;
  • Respeite a vegetação, transite apenas pelos caminhos demarcados;
  • Mantenha o parque limpo jogando todo o lixo nas lixeiras;
  • Balões infláveis não devem ser usados, pois seus fragmentos são confundidos com alimentos pelos animais;
  • Respeite o silêncio: não usem aparelhos sonoros em alto volume. O silêncio permitirá ouvir melhor os sons da natureza;
  • Observe e proteja as placas de sinalização;
  • É proibido soltar fogos de artifício, ou explosivos perigosos ou ruidosos.

Além disso, a entrada de animais é proibida, sendo uma maneira de proteger a fauna nativa e os visitantes. As crianças também devem estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis. É proibido ainda caçar, maltratar ou aprisionar qualquer espécie de animal silvestre na área do parque, e é proibido permanecer no interior do espaço após horário de funcionamento.

Deixe uma resposta