250517-cotidiano-pinicaouniversitario-tvgazeta

Pinicão do Universitário é ponto de diversão de jovens

Não se sabe o nível de contaminação da “lagoa”

A lagoa de decantação, mais conhecido como “Pinicão do Universitário” virou uma espécie de balneário para crianças e adolescentes que todos os dias vão nadar nas águas do lago que um dia recebeu toda a carga de esgoto do conjunto.

Enquanto se divertem, esses garotos podem estar à mercê de várias doenças, por que não se sabe quais os vetores de transmissão de doenças existe no local e nem o nível de contaminação da lagoa.

Há 8 anos, a estação do Conjunto Universitário foi desativada. O “Pinicão” era usado para decantar os resíduos que eram lançados dos banheiros das moradias.

Como não existe fiscalização, é comum ver pessoas pescando e nadando na lagoa. Flagramos um jovem dando saltos na água. Questionado sobre os riscos de doenças, disse: “Não tem risco, faz tempo que não joga mais esgoto aqui, a água tá limpa”, rebateu.

O diretor do Depasa, Miguel Félix, que mora no Universitário, e possivelmente já viu os jovens andando no “Pinicão”, disse que o departamento não tem nenhuma responsabilidade sobre a lagoa, mesmo existindo placas do Depasa no local. Mas, o órgão responsável pela rede de esgoto é o Depasa. A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco também não quer assumir essa responsabilidade.

Outro problema que surge e trás dúvidas sobre a contaminação da água é na estação elevatória que fica ao lado do “Pinicão”. Ali, passa um esgoto. Quanto desse líquido pode estar se misturando ao da lagoa?

Ainda existem muitos sedimentos do período em que se jogava o esgoto do conjunto.
A diretora da Unidade de Tecnologia da Universidade Federal do Acre, Cydia Furtado, prometeu que vai coletar material e fazer uma análise da água para ver o índice de contaminação.

“Não podemos adiantar nada até termos os números reais dos agentes. Só com estudos podemos dizer se aquela água pode trazer algum prejuízo à saúde de quem toma banho no local”, prometeu.

O resultado da análise só deve sair em 15 dias. Até lá, se a água estiver contaminada muitos jovens vão estar com sérios problemas de saúde.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*