23-04-21-Madeiras ilegais apreendidas

Polícia Ambiental realiza maior apreensão de madeira no Acre

Cerca de 120 toras foram apreendidas em Acrelândia 

A Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental, com ajuda de um drone descobriu uma área em Acrelândia, na divisa com Rondônia, que era utilizada para a retirada de madeira ilegal. Foi apreendido um total de 120 toras derrubadas ilegalmente.

Os policiais também descobriram várias áreas desmatadas que formavam ramais e permitiam o transporte da madeira sem serem detectas pelos policias nas rodovias federais. Uma das estradas chegava a cortar o Acre e ia até o município de Nova Califórnia, em terras rondonienses.

Na operação os policias conseguiram prender um suspeito de participar como batedor, ficando responsável por avisar se a polícia estivesse se aproximando da região. O rapaz utilizava uma motocicleta com emplacamento de Porto Velho. Para surpreender os envolvidos, os policiais realizaram a operação após meia noite e adentraram o ramal com os faróis apagados.

A Polícia também aprendeu uma caminhonete que era pilotada por uma espécie de gerente que conseguiu escapar a pé pela mata. Dentro do veículo foram encontrados baterias e combustíveis utilizados para reabastecer as máquinas. Outros dois suspeitos foram presos, após serem flagrados cerrando madeira.

23-04-21-Madeiras ilegais apreendidas final

A região de Acrelândia é a mais desmatada do Acre, neste local os grandes responsáveis pelo desmatamento são as madeireiras de Rondônia, que pagam pessoas para ameaçar os moradores locais e retirar a madeira.

“Temos muitas pessoas que trabalham com a madeira do estado de forma legal, e elas sofrem com a concorrência desleal”, explica o comandante do Batalhão Ambiental, major Albuquerque.

A madeira apreendida ficará guardada em Rio Branco até que o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decida o que será feito com as toras. A Polícia Ambiental informou que continuará com a operação na área de Acrelândia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *