thumb arvores

Prefeito entrega premiação do “Árvores de Rio Branco”

Solenidade aconteceu no Horto Florestal, na tarde desta terça

O prefeito Marcus Alexandre entregou na tarde desta terça-feira, 24, a premiação do concurso ‘Árvores de Rio Branco’, que foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). A solenidade aconteceu no Horto Florestal e com a presença de vários profissionais e pessoas ligadas à fotografia.

Ao todo, setenta e quatro trabalhos foram inscritos no concurso e a ideia foi exatamente valorizar a paisagem urbana de nossa cidade. Uma comissão julgadora formada por representantes da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), do Instituto Acreano de Imagens e do Sindicato dos Fotógrafos, fez a escolha das melhores imagens.

Para realizar a escolha, foram adotados critérios como composição, mensagem, fidelidade ao tema, criatividade e ineditismo. Em cada uma dessas notas, os jurados davam notas de um a dez, sendo que a nota final era o resultado da média das notas indicadas por cada jurado.

Durante a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso “Árvores de Rio Branco”, a secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, fez questão de destacar que um dos objetivos do concurso era destacar a paisagem urbana de nossa cidade. “Mostrar que temos paisagens muito bonitas”, disse.

O concurso foi realizado em parceria com a FGB e o presidente da Fundação, Rodrigo Forneck, se mostrou muito satisfeito em ajudar a Semeia a realizar essa premiação. “Fiquei muito feliz porque estamos usando a arte de forma transversal em nossa gestão”, destacou.

O secretário da Semsur, Kellyton Carvalho, que também exerce papel fundamental para o meio ambiente de nossa cidade, destacou o olhar crítico que os participantes lançaram sobre a nossa paisagem. “Olhar crítico e construtivo que somente quem tem uma câmera na mão consegue ter”, disse.

O presidente do Instituto Acreano de Imagens, o repórter fotográfico Marcos Vicentti, foi um dos membros da comissão julgadora e, no ato da entrega da premiação destacou que a fotografia é “algo mágico”, onde cada um lança um olhar diferente sobre o que está vendo. “É um olhar que cada um lança ao ver as boas mudanças que nossa cidade vem passando nos últimos vinte anos”, disse.

O prefeito Marcus Alexandre, ao fazer a entrega da premiação, lembrou a importância que a fotografia exerce em nossas vidas. ‘É uma coisa mágica, ajuda a manter as nossas tradições, pois a partir da fotografia podemos fazer o registro histórico’, afirmou.

Ele destacou ainda que as imagens do concurso mostram o quanto a nossa cidade é bonita e possui belas paisagens. “Claro que nossa cidade ainda tem problemas, mas a partir dessas fotos podemos observar como Rio Branco é bonita, principalmente quando comparamos com outras capitais”, ressaltou.

Conheça os vencedores:

1º Lugar – Lauro Correa

2º Lugar – Adriana Oliveira

3ª Lugar – Willian Pinheiro

Deixe uma resposta