020117-cotidiano-operacaoinverno

Prefeitura dá inicio a Operação Inverno

Limpeza de ruas pra evitar dengue, chikungunya e zika

Nesse primeiro dia útil de 2017, a prefeitura de Rio Branco lançou a Operação Inverno, que visa o combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, no bairro Seis de Agosto. Esta ação será realizada principalmente nos bairros de maior incidência do mosquito que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Historicamente, o bairro Seis de Agosto é um dos que apresenta o número maior de infestação do Aedes Aegytpty. Mil trabalhadores, sendo 800 da saúde e 200 dos serviços urbanos, realizam uma limpeza geral nas ruas.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o número de casos registrados de dengue em 2010 foi de mais de 30 mil, em 2016 o número foi reduzido para 600. “Nós estamos vencendo com o apoio da comunidade, dos moradores, eu só peço que a gente não coloque o entulho na rua sem que antes a equipe esteja lá.”

Os moradores vão ajudar na operação limpando seus terrenos e tirando os entulhos comuns para a proliferação da larva do mosquito.

A aposentada Maria Mendes, afirma que não deixa acumular lixo no seu quintal. Ela já contraiu dengue uma vez e tenta evitar a doença de todas as formas. “Eu não guardo nada, não guardo entulho, só aquilo que não posso jogar fora, mas eu podendo eu tiro tudo. Já peguei, e bicha é ruim que só, essa tal de dengue.”

Por falta de recurso, a prefeitura já informou que esse ano a operação só vai às regiões aonde são registrados os maiores números de casos das doenças transmitidas pelo Aedes. Por isso, a população do município só pode colocar os entulhos na frente de suas casas após a ação chegar em cada bairro. Será disponibilizada uma agenda com os bairros que serão visitados no portal da prefeitura.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*