070219-cotidiano-rio-jurua

Prefeitura de Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência

Nível do rio Juruá sobe e n° de famílias atingidas só aumenta

No inicio da tarde desta quinta-feira (7) o prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, assinou o decreto de situação de emergência buscando ajuda do governo do Estado e governo Federal em apoio às famílias atingidas pela cheia do rio Juruá. O nível do rio já passa dos 13,80 m e o medo é que ele atinja a marca histórica registrada em 2017, quando o rio chegou a 14,24 m.

“Estamos publicando isso no Diário Oficial, o Estado deve reconhecer, depois disso, nós vamos fazer contato com os nossos parlamentares em Brasília, para que eles possam ajudar a agilizar essa ajuda do governo Federal, uma vez que essas famílias não podem ficar sem ajuda,” disse o prefeito.

De acordo com levantamento da Defesa Civil do município, seis bairros e algumas comunidades ribeirinhas estão com as águas cobrindo o assoalho das residências. Ao todo, 10 famílias recebem assistência em abrigos sociais e outras 14 foram levadas para casa de familiares. Estima-se que mais de 6500 famílias foram afetadas pela cheia. Alguns bairros já tiveram o fornecimento de energia suspenso para evitar acidentes, assim como o fornecimento de água potável que também foi prejudicado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*