051017-cotidiano-guiadomomem-gislainevidal

Prefeitura lança Guia Pré-Natal para homem

Ideia é fortalecer a saúde preventiva do parceiro

Servidores da Saúde de Rio Branco participaram nesta quarta-feira do lançamento do Guia de Saúde do Homem e Guia de Pré-natal do Parceiro. A ideia central é estimular o homem a cuidar mais da saúde, inclusive no período em que a parceira estiver fazendo pré-natal.

Enfermeiros da Rede Básica de Saúde de Rio Branco, do Baixo e Alto Acre, e acadêmicos, participaram da capacitação. O material-base do encontro faz parte da estratégia de implantação do pré-natal do parceiro, desencadeado pelo Ministério da Saúde.

“É introduzir o homem no pré-natal. Chama-se ‘pré-natal do parceiro’, onde ele vai em companhia da esposa e realiza o pré-natal que também faz parte da estratégia de chamar o homem pra cuidar da sua saúde, da sua esposa e do seu filho”, explica o coordenador da área técnica da Secretaria de Saúde de Rio Branco, Francisco Holanda.

Os enfermeiros terão a responsabilidade de repassar o conhecimento adquirido na capacitação para os agentes de saúde das unidades básicas.

“O guia veio pra fortalecer. Na minha opinião, ele é tudo de bom porque veio beneficiar tanto a saúde do homem quanto a saúde da mulher na fase da gestação. A gente procura, nas unidades de saúde, trabalhar esse vínculo entre o homem e a mulher desde o planejamento reprodutivo, que é o planejamento familiar, pré-natal e pós parto também, pra que haja participação mais efetiva e na prevenção de doenças também”, explica a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Rio Branco, Maria Tereza Montealverne.

Os homens que procurarem as unidades vão ter acesso a exames, consultas, testes rápidos e atualização de vacinas.
“Culturalmente, o homem não tem essa preocupação de cuidar da saúde de forma preventiva. Quando chega ao hospital é por que já está passando muito mal; é por conta de acidente de trânsito ou trabalho. Nossa meta é conseguir mudar a conscientização do homem para que se previna das suas doenças”, conclui Francisco Holanda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*