301017-politica-cemiteriolimpeza-tvgazeta

Prefeitura prepara cemitérios para Dia de Finados

Trabalhos de limpeza já iniciaram há 15 dias

Os cemitérios de Rio Branco estão recebendo serviço de limpeza especial para o dia de finados. Os trabalhos iniciaram há 15 dias. No cemitério São João Batista, o mais antigo da capital, são esperadas em média 10 mil pessoas no dia 2 de novembro.

Na próxima quinta-feira, dia de finados, cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo cemitério São João Batista. Pra garantir a limpeza e organização do espaço, várias equipes da prefeitura estão há 15 dias trabalhando. Além da poda de árvores, outros serviços são realizados nessa época, de forma especial.

“A limpeza é feita com capina, retirada, depois a gente faz a caiação, no cemitério todinho. O que dá mais trabalho são as mangas, que caem bastante. A gente corre contra o tempo. A gente limpa e vem de novo, é isso que dá mais trabalho pra nós nessa época”, explica.

O mesmo serviço é realizado nos demais cemitérios públicos da cidade. A força tarefa só termina no anoitecer do dia 2, por que ainda na quinta-feira, dezenas de pessoas são deslocadas para auxiliar na visitação.

“A gente tem apoio de outras secretarias, polícia militar, corpo de bombeiros, pessoal da saúde, pessoal do administrativo que ajuda a localizar túmulos e a gente tá aqui a disposição dos familiares que vem visitar seus entes queridos e dar todo apoio”, explica.

No cemitério São João Batista, existem cerca de 35 mil túmulos, dos mais luxuosos aos mais simples. Mas quem tem tradição de comparecer no dia de finados, não descuida com a aparência dos sepulcros. Até o dia 02, a movimentação é constante de pessoas limpando e reformando túmulos.

Apesar da tradição e do zelo, outro detalhe que não tem passado despercebido é a diminuição no número de visitantes. Segundo a encarregada do cemitério, no dia de finados, a média há uma década, era de 15 mil visitantes e agora, não passa de 10 mil visitantes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*