0710-cotidiano-tre-tvgazeta

Preparativos do TRE para o segundo turno já começaram

Medidas têm como meta diminuir tempo na fila

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) já está com quase tudo organizado para o segundo turno. A partir do dia 17, as urnas serão carregadas com as informações dos candidatos à Presidência e ao Governo do Estado. Dois dias antes das eleições, os mesários recebem novamente o material das seções.

No dia 26 de outubro, os cerca de 500 mil eleitores acrianos são convocados mais uma vez para escolher o próximo presidente do Brasil e governador do Estado. O 2º turno é considerado para a Justiça Eleitoral como uma nova eleição.

As contratações de aeronaves, material de expediente, alimentação de mesários e veículos de transporte já foram feitas antes do primeiro turno, e valem para o segundo.
Um dos trabalhos mais importantes do calendário eleitoral acontece a partir do dia 17, quando as urnas recebem nova carga. Desta vez, com os dados dos candidatos à presidência e ao governo do Estado.

Os mesários quando convocados ficam cientes que podem ser chamados novamente e a partir do dia 24 começam a receber o material das seções. Nesse período o TRE também faz os ajustes necessários, para principalmente garantir a celeridade e organização no dia da votação.

Uma das medidas será repassar aos mesários algumas informações para evitar o atraso no andamento das filas. “Os mesários estavam acostumados no processo antigo ou seja, o eleitor após a votação assinava o caderno e alguns continuaram fazendo isso, mesmo depois da biometria, que dispensa essa assinatura”, explica o diretor do TRE, Carlos Venícius.

Uma das principais reclamações dos eleitores no primeiro turno foi a demora nas filas para votação. O TRE estuda algumas formas de resolver esse problema. Uma das medidas será redistribuir o eleitorado, a partir do ano que vem. Algumas seções têm inscritos quase 600 eleitores, a ideia é limitar para no máximo 350 por seção, com isso haverá mais locais de votação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*