Banner-naderdentro

Presidente da SBPC: “faltam investimentos em pesquisas”

Sem priorizar pesquisas, país promove exclusão

Entre os dias 22 a 27 de julho, a Universidade Federal do Acre sedia a 66ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. A expectativa é que mais de três mil pessoas de outros estados do país participem do evento.
A reunião é considerada a mais importante do meio científico da América do Sul. Pela primeira vez, pesquisadores da China, Estados Unidos e Europa confirmaram presença no encontro.
Durante participação ao programa ‘Gazeta Entrevista’ da última sexta-feira, 18, a presidente da SBPC, Helena Nader, destacou esta troca de ideias e informações entre a comunidade científica.
Questionada sobre os recursos destinados à pesquisa, ela lembrou que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial em termo de publicações. “Estamos aquém do que o país precisa”, afirmou.
Ela ainda destacou que a quantidade de doutores é insuficiente e alertou que caso o Brasil não invista nessa qualificação, o resultado é sempre ficar atrás das grandes potências. Por outro lado, Nader elogiou os avanços obtidos pelas escolas técnicas nos últimos anos.
Ao fim da conversa com o jornalista Rogério Wenceslau, a presidente da SBPC convidou o público a participar da reunião anual.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*